Pantone, CMYK e RGB, quais as diferenças?

Atualizado: 7 de mai. de 2021



Somos uma gráfica, as cores sempre fizeram parte de nós, por isso, não é de se surpreender que a gente saiba sobre todas as diferenças e como a escolha errada da escala de cores, pode prejudicar o seu produto e você acabar recebendo algo totalmente fora do que desejava.


Mas tenha calma, estamos aqui para te explica tudinho de forma bem simples, rápida e sem todos aqueles termos técnicos, que nos deixam de cabelo em pé.



ESCALA RGB


Vamos começar falando, sobre a escala RGB (R= RED (vermelho), G = GREEN (verde) e B= BLUE (azul)) , ele é sistema de cores muito importante para o "mundo virtual". Essa escala deve ser usada em lugares que emitem luz. Com essas 3 cores principais, conseguimos formar todas as imagens que vemos nas telinhas dos computadores, celulares, tablets, em fotos, vídeos, tv e desenhos, também é utilizada para logo de sites, redes sociais e lojas virtuais.


Se compararmos as cores do sistema RGB, com outros sistemas, como a escala CMYK, ela apresenta tons de cores mais vivos e fortes. Da uma olhadinha na imagem abaixo:


Viram a diferença? É bem considerável.



ESCALA CMYK


Mas a escala CMYK, pra que ela serve? É sobre ela que vamos falar um pouquinho agora.

A escala CMYK é composta por 4 cores principais traduzidas para o português CIANO, MAGENTA, AMARELO e PRETO.


No oposto da escala RGB, a escala CMYK, é composta por cor pigmento, misturando porcentagens dessas 4 cores, conseguimos criar diversos tons e imagens para impressão, como por exemplo: fotos, sacolas cartões e etc...




TABELA PANTONE

Bem diferente das escalas anteriores, em que podíamos "juntar" cores para formar imagens, fossem virtuais ou impressas, essa tabela nos da cores "inteiras" para impressão. A marca PANTONE, cria tonalidades diferentes e são identidades por numerações seguidas da letra U (sem brilho) ou C (com brilho), uma maneira bem eficiente para que, o cliente tenha a sua cor desejada atendida no momento da impressão e manter sempre o mesmo tom na identidade visual da empresa.


É importante saber, que para cada ramo (gráfica de impresso, têxtil, material plástico, arquitetura, moda e etc), é utilizado uma tabela PANTONE diferente.



CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES


As cores que vemos nos celulares, computadores e etc, podem ter uma grande variação, dependendo da tela que estamos vendo, por conta da iluminação da mesma, por isso, a cor que eu vejo no meu celular, pode ser diferente da cor que você vê no seu celular.


As fotos e vídeos que fazemos, pode ter uma grande mudança na cor original, dependendo da iluminação no local.


As cores de impressão, tendem a variar de acordo com o material que será impresso, ou seja, você pode usar a mesma cor PANTONE para imprimir em um papel branco e no pardo, e a cor final não vai ser a mesma, devido a cor natural de cada papel e a absorção da tinta em cada um.


Espero que tenha te ajudado e agora possa escolher a cor perfeita sem erros.



#dicasdac7sacolas #c7sacolas

11 visualizações0 comentário